Saint Laurent: Spring Summer 22

LENTE VERDE
UMA ARTE FINALA DE DOUG AITKEN COMISSADA POR ANTHONY VACCARELLO PARA SÃO LAURENT
VENEZA 14-30 JULHO

Foto: Divulgação

Green Lens é uma instalação em grande escala do artista Doug Aitken, encomendada por Anthony Vaccarello para a Saint Laurent. Uma instalação de arte viva e um palco cultural, ambientado em Veneza, Itália, onde a paisagem da cidade cria uma forte narrativa ecológica dentro da obra de arte que fala com a ideia do mundo futuro.

Localizado na ilha de Isola Della Certosa, Green Lens é uma obra de arte vivencial e também um destino, um lugar para explorar, inspirar e ser inspirado.

Irá evocar o futuro através de seu interior reflexivo cristalino que revela uma visão caleidoscópica e um denso ambiente botânico. Será uma obra de arte independente e, desde o exterior, criará uma combinação de reflexos misturados com nuvens, névoa e vegetação verde selvagem evocando uma presença misteriosa. Dentro da escultura haverá um enorme espaço vivo semelhante a um caleidoscópio que reflete a paisagem, o céu e os arredores em mudança. Esta instalação transforma a paisagem em uma abstração viva.

Foto: Divulgação

O Lente Verde estimula um diálogo que liga a paisagem natural ao nosso futuro. No século 21, olhamos para o futuro e como nos harmonizar com o ambiente natural, nos esforçando para criar um novo mundo equilibrado. Buscamos um ambiente onde a natureza seja fortalecida novamente, a criatividade seja defendida e o peso do passado seja elevado, tornando-se fluido e inspirador. Em concomitância com a Bienal de Arquitetura, a obra ficará acessível até o final de julho, como uma arquitetura líquida, criando um ambiente totalmente imersivo. A ideia é incentivar todos os visitantes a terem uma visão positiva do futuro, uma sinergia onde a paisagem natural e a inovação se fundem.

Green Lens também será ativado com uma sequência de performances e conversas que são instigantes e inspiradoras, com foco no futuro interpretado por músicos, palestrantes e dançarinos. “Qual é o futuro?” é a narrativa encadeada ao longo do projeto. Essas ativações serão filmadas e lançadas para que o público tenha acesso a uma obra de arte viva e palco de vozes, criatividade, cultura, performance e música.

Foto: Divulgação

“Green Lens é uma obra de arte viva. É uma obra de arte, instalação e palco. É como um farol, para onde se pode viajar e ter uma experiência muito pessoal, ao mesmo tempo que transmite luz, ideias e questões. Um ponto focal que permite que todos nós compartilhemos nossas idéias e visões para o futuro após a Covid … uma celebração e investigação sobre o futuro. ” – Doug Aitken

“A iconografia cult de Saint Laurent sempre combinou disciplinas criativas entre arte e moda. Por meio dessas colaborações, quero mesclar as visões artísticas de diferentes campos em uma obra de arte única. ” Anthony Vaccarello

Assista ao desfile:

 

Central para a preparação de cada desfile de moda de Saint Laurent e reflexão interna da Green Lens, todos os materiais e equipamentos são alugados ou, se produzidos, são reutilizados, reciclados ou doados para apoiar projetos artísticos e culturais específicos.
Todas as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) relacionadas ao evento são compensadas por meio de programas de reflorestamento especialmente voltados para o jardim Isola della Certosa, respeitando seu ecossistema natural e original por meio de consultoria ambiental local.

Árvores, plantas que vivem em Green Lens serão replantadas além das que Saint Laurent irá doar para Isola della Certosa como parte do programa de reflorestamento e do projeto de reestruturação apoiado pela marca para tornar as ruínas do claustro novamente acessíveis aos cidadãos de Veneza e seu público internacional. Saint Laurent também vai reestruturar a parede da Certosa, que foi danificada em 2019.

 

× ANUNCIE