Personalização de chocolates é fator de sucesso em empreendimento gastronômico do ABC Paulista

 

Luciana Machado, culinarista à frente do Ateliê Lu Chocolates, localizado na cidade de Santo André (SP), conta sua trajetória na área e aponta estratégias para seguir em constante evolução e alcançar bons resultados no ramo

Bolo personalizado Mickey e Minnie Safari – Foto @luchocolates

 

Em um mercado cada vez mais competitivo, utilizar ferramentas que elevem e demonstrem diferenciais ao público se faz necessário. No caso do mercado da culinária, aliar ingredientes a métodos novos e técnicas criativas são os fatores decisivos para o sucesso junto ao público. Um exemplo disso é a culinarista Luciana Machado – conhecida por atender celebridades como Sabrina Sato, Simone Mendes e Ana Hickmann -, que iniciou sua trajetória no mercado com a venda de trufas na cidade de Mauá (SP) para ajudar no orçamento familiar e que, hoje, comanda um dos mais renomados ateliês de chocolates localizado na cidade de Santo André, na região do ABC Paulista (SP): o Ateliê Lu Chocolates.

Para Lu, como é conhecida no mercado, a mudança para o nicho profissional da confeitaria aconteceu de forma natural após pedidos de clientes. “Foi uma transição gradativa e desafiadora. Vi uma oportunidade de abrir meu leque de produtos e faturar mais, pois, mesmo sem nunca ter realizado projetos com personalização, sempre busquei informações e conhecimento para quando este momento chegasse”, comenta o nome à frente do espaço, que tem chocolates personalizados como best-sellers. “Cada pedido é feito por uma equipe especializada, para que o resultado saia de acordo com as escolhas do cliente, que detalha e desenha o que deseja, desde as cores até os recheios”, explica a profissional.

Pão de mel no palito no tema arco-íris – Foto: @luchocolates
Cupcake com o tema de dinossauros – Foto: @luchocolates

Além dos produtos personalizados, a cake designer acredita que a comercialização de chocolates gourmet – como é chamado o verdadeiro chocolate, por conter apenas manteiga de cacau como gordura na composição – mudou a forma de trabalho do nicho. “A partir do momento em que você oferece um produto gourmet, a experiência vem atrelada à ele. No mercado atual, o consumidor busca, cada vez mais, por experiências e apresentar um produto de qualidade e com um bom atendimento é um grande passo para ser diferente no segmento”, ressalta Machado.

No setor de gastronomia, inclusive, cada forma de trabalho gera uma margem de lucro diferenciada e, quando se tratam de números, as vendas dos doces personalizados impressionam, uma vez que são extremamente positivas, mesmo com o acréscimo da mão de obra que, por ser específica, gera custo e tempo de produção, diferente das demandas tradicionais da confeitaria considerada como comum. Para o Ateliê Lu Chocolates, por exemplo, focar em organização e mão de obra assertiva para pedidos personalizados fez com que fosse possível lucrar em torno de 25% a 30% a mais do que nos tradicionais.
Para os que estão almejando ingressar e se especializar na área, a profissional, que está há quase duas décadas no setor, deixa a dica: “Ter vontade e buscar conhecimento é o caminho sempre. Assim como em qualquer empresa, o início é o mais árduo, por isso, saiba dividir o tempo entre produção, compras e atendimento, o que vai diminuir o desgaste físico e fazer com que o profissional apresente trabalhos com mais qualidade”, finaliza.
Serviço Ateliê Lu Chocolates
Endereço: Rua das Pitangueiras, 63, Bairro Jardim – Santo André/SP
Contato: (11) 94399-2009 / (11) 98854-3410 | Rede social: @luchocolates

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