OUTUBRO ROSA: Izabella Camargo lista pontos essenciais para conquistar o equilíbrio entre o ambiente profissional e pessoal

Jornalista aponta para questões que normalmente são negligenciadas no dia a dia feminino, como tempo de lazer, higiene pessoal e sono

Jornalista Izabella Camargo- Créditos: Divulgação

Uma das palestrantes mais influentes do Brasil na área de saúde mental e quatro vezes TEDx speaker, Izabella Camargo lista ações que considera essenciais para manter-se saudável em tempos  de correria. Autora do best-seller “Dá um Tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites”, a profissional acredita que a negligência com a saúde de modo geral, especialmente nas mulheres, está intimamente ligada à ideia de que é possível um acúmulo descontrolado de tarefas e atividades sem consequências à saúde. 

“Quem quer abraçar o mundo, geralmente, fica sem o próprio abraço. Quando você ama o que faz e está muito empenhada, tende a se deixar para depois, negligenciando, inclusive, a própria saúde.  Os exames de rotina fazem parte desse processo de manutenção da saúde integral. São eles os grandes aliados para a prevenção do câncer de mama, inclusive. Conheço muitas mulheres que vão ao médico e pedem as guias de exame sem data porque não sabem quando terão tempo de se incluir na própria agenda,” salienta. 

No mês mais rosa do ano, ela ressalta que, se os cuidados com a saúde mental estiverem em dia também, a rotina de autocuidado básico será praticada todos os dias. Confira, a seguir, os pontos que, de acordo com a especialista, são essenciais na manutenção da saúde mental, principalmente lidando com o excesso de trabalho e demandas das mulheres:

  • Sono de qualidade

Quem dorme mal vive mal, tem menos reserva emocional e não faz o gerenciamento correto do estresse. “Quem dorme menos de 6 horas por noite, tem quatro vezes mais chances de morte, de acordo com a Associação Brasileira do Sono. O tempo de sono é o primeiro passo do autocuidado”, reforça.

  • Higiene pessoal 

O segundo passo do autocuidado é o tempo para a higiene pessoal. “Que você se dê o tempo necessário para tomar banho, lavar o cabelo, escovar os dentes, enfim, todo o processo que julgar necessário para se sentir bem consigo mesma”, comenta a jornalista.

  • Alimentação sem telas 

Segundo Izabella, experimentar fazer, pelo menos, uma das refeições do dia sem o celular ou qualquer outro estímulo de telas, é fundamental para o seu bem-estar. “Seu cérebro está consumindo energia com todo o conteúdo ‘aparentemente’ inofensivo. Se distrair enquanto se alimenta não vai ajudar a nutrir as células, mas, sim, inflamar e consumir energia”, completa.

  • Atividade física regular

Criar uma rotina de exercícios nem sempre é fácil, mas, depois que você começa, torna-se um prazer imediato. “Quando você está se exercitando, seu foco está em realizar determinado exercício da forma correta e, assim, seu cérebro foca no seu corpo e em suas necessidades e não em estímulos externos”, diz.

  • Tempo de lazer 

Três minutos sem cobranças ou autocobrança já vai fazer diferença no seu dia. “Tempo de lazer é quando não esperamos por nenhum resultado. Às vezes, parece óbvio, mas, quando falamos de saúde mental, não existe óbvio. Por negligenciarmos o que a maior parte acha que é dispensável, nós acabamos adoecendo”, finaliza.

Em novembro, a jornalista prepara um evento sobre empreendedorismo feminino na cidade de Boca Raton, na Flórida (EUA). Intitulado “Inspirando Mulheres Empreendedoras”, o ciclo contará com 17 palestrantes, todas especializadas no desenvolvimento de empreendimentos comandados por mulheres.

 

× ANUNCIE