Grécia entre amigas

Famosos por serem destinos românticos, Atenas, Santorini e Mykonos também reservam boas surpresas para quem quer curtir uma viagem entre amigas

Por Fernanda Arantes

Fotos: Divulgação

Imagine aquele cenário típico de filme: casinhas totalmente brancas com tetos arredondados pintados de azul celeste em Santorini. Ruas charmosas de pedras que serpenteiam lojas de grifes em Mykonos. Ou a arquitetura imponente da Acrópole com um pôr do sol bem lindo em Atenas. Pois bem, é exatamente tudo isso que você vai encontrar na Grécia, mas, as expectativas de uma viagem tradicional param por aí. Nesse intenso roteiro de sete dias pelas ilhas gregas são as experiências inusitadas entre amigas que ganham protagonismo.

Tudo começa pela data da viagem e ao escolher a primeira semana de outubro para embarcarmos já encontramos as ilhas mais vazias, afinal, esse período é considerado o fim da temporada. O lado bom é que dá para explorar os principais pontos turísticos de maneira mais tranquila e tirar fotos bem exclusivas. Também tivemos mais contato com os moradores locais e menos com os turistas. O lado ruim é que alguns lugares mais badalados estavam fechados, como é o caso do famoso beach club Scorpios Mykonos. Mas, acredite, no geral o saldo é positivo.

Atenas é vibrante

Nossas primeiras horas em terras gregas foram em Atenas, a porta de entrada do país. E como uma boa capital europeia a cidade é enérgica, ao mesmo tempo que possui uma história milenar e é essa combinação que a torna mais intrigante e única. Seu bairro histórico e tombado Plaka possui ruelas cheias de lojinhas charmosas, destilarias e restaurantes com vista para a famosa Acrópoles. Chegamos nela a pé, depois de uma caminhada agradável de meia hora partindo de nosso hotel, o Athens Capital que faz parte do grupo MGallery Collection, localizado num ótimo bairro de Atenas. A dica aqui é estar com sapatos confortáveis. O passeio guiado foi riquíssimo de informações históricas à medida que passávamos por igrejas e monumentos preservados e culminou na chegada a Acrópoles. Lá escutamos todas as lendas e mitologias envolvendo o sítio arqueológico. Aliás, é essencial ter um guia em Atenas para aproveitar ao máximo a experiência. O nosso foi providenciado pela Seez Travel, operadora especializada em Grécia.

A tarde fizemos algo bem inesperado para quem pensa em Grécia: aproveitamos nossa localização privilegiada para um tour de compras bem personalizado e fomos conhecer mais da cultura local através dos produtos de designers gregos. Visitamos, por exemplo, a loja de sandálias queridinha de Gisele Bündchen, a joalheria grega do melhor amigo de Oskar Metsavaht, dono da Osklen, e o ateliê de Vassilis Zoulias, designer grego que assina vários looks utilizados pela protagonista na famosa série “Emily em Paris”. O jantar foi num restaurante novíssimo da cidade, o Xenodocheio Milos que depois do sucesso em Miami acaba de abrir as portas na capital grega. A especialidade por lá são os peixes fresquíssimos que adoramos provar. E como numa boa viagem entre amigas, a noite só terminou depois de conhecermos uma autêntica balada ateniense, muito bem recomendada pelos locais. Música boa, bebidas em valores honestos e uma ótima oportunidade para fazer mais uma imersão cultural despretensiosa.

Próxima parada: a charmosa Santorini

Dois dias intensos em Atenas são suficientes para sentir o gostinho da cidade, mas o mesmo período em Santorini pareceu pouco. A ilha que faz parte de um conjunto de 200 Ilhas Ciclades sendo 24 delas habitadas no mar Egeu tem um charme tão especial que nos encantou.  Optamos por chegar lá num voo rápido de 40 minutos, mas outra ideia é ir de Ferry. A ilha é maior do que imaginamos, por isso é essencial alugar um carro, uma scooter ou até mesmo um quadriciclo. Santorini é o típico estereótipo grego com casinhas brancas e igrejinhas com teto azul por todos os lados, mas se tem uma coisa que a gente não cansa de ver é o pôr do sol com aquele mar azul sempre de fundo. Não à toa ele tem a fama de ser um dos mais bonitos do mundo e pudemos comprovar que isso é mesmo verdade.

No primeiro dia fomos até a cidade costeira de Oia na extremidade noroeste da ilha, um ponto turístico disputadíssimo. Para chegar até a caldeira onde o sol de fato se põe passamos por muitas lojinhas, hotéis e restaurantes numa rua estreita e lotada de turistas – na alta temporada não se percorre esse caminho em menos de duas horas. Mas, chegando cedo é gostoso se perder por lá. O pôr do sol mesmo é lindo de ver, mas a missão não é fácil já que é preciso disputar com tantos visitantes um lugar ao sol, literalmente. Já em Thira, onde fica outro centrinho da ilha, é tudo muito mais tranquilo. A paisagem é tão deslumbrante quanto Oia, com a diferença que tem mais espaço para ver o pôr do sol com calma – fizemos isso enquanto apreciávamos um ótimo vinho rosé. Programação mais do que recomendada!

Aliás, falando em vinhos, a Grécia tem ótimos exemplares da bebida, fato que nos surpreendeu bastante. Ao retornar ao nosso hotel, o Vedema Resort, fizemos uma degustação maravilhosa dentro de uma taberna e descobrimos que Santorini é uma excelente produtora de vinhos, muitos consideram o vinho da ilha o melhor do país. O destaque fica por conta dos brancos produzidos a partir da uva Assyrtiko. Se você aprecia vinhos vale visitar uma das inúmeras vinícolas e produtoras da ilha. Já a próxima atividade escolhida foi bem criativa: na vila de Megalochori visitamos um ateliê de argila e colocamos a mão na massa para levar para casa nossos potinhos, vasos e pratos delicadamente esculpidos com a ajuda de um tradicional ceramista grego. Ele é o terceiro de sua geração e ajuda a manter viva a cultura artesã num espaço encantador e repleto de obras de arte.

E uma vez em Santorini o roteiro precisa incluir ao menos uma parada em praias e beachclubs. Assim fizemos na manhã seguinte ao visitar a praia de Perivolos que possui 3km de extensão e é a maior da ilha. A orla é bem animada, tem paisagem montanhosa ao fundo e areia preta com o geladíssimo mar azul do Egeu. Uma combinação no mínimo exótica. Escolhemos o beachclub do Istoria Hotel onde desfrutamos de um ótimo tempo de descanso ao sol. Vale dizer que nessa época o vento não dá trégua, mas durante o dia é bem gostoso. Também almoçamos por lá e conhecemos o novo restaurante do hotel, chamado Mr E tem um cardápio com inspiração mediterrânea e um ambiente muito charmoso.

Fotos: Divulgação

Terminando com chave de ouro na badalada Mykonos

Mykonos tambem faz parte das ilhas Ciclades e dessa vez fizemos a viagem de ferry que tem 3h de duração em uma embarcação bem confortável. No porto um transfer já estava a nossa espera para nos levar ao ponto alto dessa viagem: conhecer o luxuoso Kalesma Mykonos. O hotel novíssimo, inaugurado em 2021, é sem dúvidas um dos melhores da ilha. As fotos encantam, mas nada se compara ao deslumbre de entrar pelo prédio branco e dar de cara com uma piscina de borda infinita maravilhosa. Idealizado com muito cuidado por Sofia Kousathana, Makis Kousathana e Aby Santiel, o Kalesma Mykonos foi pensado para que os visitantes se sentissem em casa.

Todas as 27 vilas são idênticas, contam com piscina privativa e uma vista estonteante para o mar Egeu. Os quartos têm o conceito de vilas pelo tamanho e disposição de ambientes, todos com automação e uma decoração clean que remete as antigas vilas de Mykonos, trazendo aquela sensação boa de aconchego, sofisticação e muito conforto. Também é possível ver o nascer e o pôr do sol sem sair do hotel, o que é um privilégio nessa ilha.Outro destaque é o restaurante do hotel, onde é servido o café da manhã à la carte, almoço e jantar. Os pratos típicos da culinária grega passam por uma releitura do chef, o que torna a experiência ainda mais autêntica. Além disso, algumas iguarias são trazidas diretamente de seu país de origem, como é o caso do croissant que vem da França semanalmente para o hotel.

Vale lembrar que esta é a ilha mais sofisticada da Grécia e seu centro, chamado Chora, transborda charme e elegância. O caminho mais parece um labirinto e é divertido se perder por cada uma das ruazinhas. As lojas são bem chiques e é possível encontrar muitas grifes mundialmente conhecidas como Louis Vuitton, Chanel, Rolex, mas a graça está em prestigiar os “achados” locais como a Kopajos, marca grega de óculos super cool, a Nikos Koulis que tem joias lindas ou a Marks de bolsas e sapatos incríveis.

Já o pôr do sol de Mykonos é contemplado por centenas de pessoas diretamente dos moinhos de vento, que ficam também no centro e tem fácil acesso a pé. Os moinhos são símbolo da ilha e já nos alertam sobre o vento que se faz presente durante todo o ano e que traz alívio durante o alto verão. Ao lado deles temos uma orla lotada de bares e restaurantes conhecida como pequena Veneza. Passamos por lá até chegar a um spot secreto, o Cine Manto que mistura restaurante com cinema a céu aberto rodeado por pés de romã. É o ambiente mais encantador da cidade.

No nosso segundo dia em Mykonos e último da viagem fizemos o passeio de Yacht mais divertido da vida. Num dia lindo de sol observamos as principais praias da ilha, que diferente de Santorini, são de areia clara e mar azul cristalino. É o tipo de passeio perfeito para conhecer Mykonos de uma outra perspectiva. Dançamos, conversamos, tiramos muitas fotos, relaxamos e agradecemos por estar ali, entre amigas vivendo esse privilégio que é conhecer a Grécia.