CULLINAN O SUV DE LUXO DA ROLLS-ROYCE

Depois de meses de especulações, o tão aguardado SUV da Rolls-Royce finalmente chegou. Conheça o “Rolls-Royce Cullinan”, o primeiro SUV da montadora britânica de luxo e o primeiro utilitário esportivo da Rolls-Royce em seus 112 anos de história. Com um preço inicial de US$ 320.000 (R$ 1,120 milhão), é o utilitário mais caro e mais luxuoso já construído. Foi há três anos, quando o CEO Torsten Muller-Otvos anunciou que a Rolls-Royce estava planejando um SUV, seguindo os pedidos de compradores que pediram uma alternativa de alto nível ao Phantom com quociente de luxo similar. Batizado com o nome do maior diamante bruto do mundo, encontrado na África do Sul há mais de um século, o Rolls-Royce Cullinan é o segundo modelo da montadora a ser construído com sua “arquitetura de luxo” totalmente de alumínio – o recentemente revelado Phantom VIII foi o primeiro. Projetado a partir do zero, ele usa componentes reconfigurados em um spaceframe, que deve oferecer “extraordinária rigidez de carroceria para excepcional desempenho funcional.”

O novo spaceframe do Phantom já é 30% mais rígido que o do seu antecessor, e o Cullinan é ainda mais rígido. O Cullinan vem equipado com uma versão adaptada de autonivelamento dos amortecedores de ar autonivelantes controlados por computador que a Rolls-Royce usa em seus outros modelos. O sistema faz milhões de cálculos a cada segundo para se adaptar à estrada. Em comparação com o novo Phantom, é mais curto em mais de 400 mm e superior em quase 200 mm; no entanto, é muito grande em comparação com Bentley Bentayga. Ele é alimentado por um motor V12 de 6,7 litros, com duplo turbocompressor, que produz 562 cavalos de potência e 627 libras-pés de torque. A potência é enviada para as quatro rodas através de uma caixa de velocidades automática ZF.

A velocidade máxima do SUV da Rolls-Royce é limitada eletronicamente a 155 milhas por hora. O modelo SUV leva pela primeira vez o mundo do superluxo a terrenos fora de estrada, sem abrir mão de nenhum conforto de sua classe de automóveis… mas para algumas pessoas, o modelo fugiu do ícone clássico, do diferencial e da história que sempre marcou a montadora britânica.

× ANUNCIE