Startup, que antes possuía apenas itens para limpeza da casa, aposta em novo segmento
A Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza, que iniciou sua atuação no mercado com produtos de limpeza, lança novos itens de autocuidado 100% naturais e sustentáveis. Seguindo a preocupação da marca com o planeta, todos os lançamentos possuem base vegetais, são provenientes de fontes renováveis e veganos. Dentre as categorias da novidade estão os cuidados com a pele, boca, cabelo e mente, além de acessórios.
A linha estreia com 18 produtos e no próximo mês lançará mais itens ao catálogo. Entre os lançamentos estão: óleos essenciais de origem agroflorestal, pasta de dente natural, escovas de dente de bambu, sabonetes, desodorante, xampu em barra, óleos vegetais, ecopad atoalhado 100% algodão, porta ecopad de bambu, aromatizador elétrico e mais. Segundo a empresa, o objetivo é ter uma linha minimalista e enxuta para autocuidado com itens que são multifuncionais.
Grande parte desses produtos são feitos em parceria com agricultores familiares, que são parceiros da marca – uma prática comum na empresa desde da linha de limpeza. Atualmente, a Positiv.a trabalha em rede com 20 pequenos produtores espalhados pelo Brasil, que são carinhosamente chamados de agentes de mudança. Todo o trabalho é feito em conjunto e adaptado de acordo com a necessidade e de forma a não agredir o meio ambiente em cada fase de produção.
Um exemplo dessa parceria é com a Dikumbe, localizada na Chapada dos Veadeiros, na cidade de Cavalcante, em Goiás. A fábrica, que é ecológica e fomenta a cultura da maior comunidade Quilombola do Brasil, cultiva de forma ecológica o Óleo Hidratante Vegetal de Gergelim. O produto é puro e super versátil, podendo ser usado para hidratação da pele e dos cabelos, e como óleo de massagem.
Outro diferencial da nova linha são os óleos essenciais que são todos produzidos no Brasil em agroflorestas orgânicas – sistema sustentável e que ainda contribui para a recuperação da floresta. Além dos óleos serem vendidos para benefícios medicinais e aromaterapeuticos, eles fazem parte de diversos outros produtos, como o desodorante, sabonete e xampu.
Para as embalagens dos novos itens, a startup também se preocupou em ter soluções mais ecológicas possíveis. Por esse motivo, todos os produtos da nova linha são sem nenhum tipo de plástico, com exceção da pasta dental, que é a primeira pasta de dente do Brasil em embalagem de plástico reciclado. Para que os rótulos não sejam prejudiciais ao meio ambiente, todos são serigrafados com tinta à base de água. “A busca do consumidor por produtos de higiene pessoal e beleza que apontam para uma cadeia produtiva sustentável e ética, já não é mais uma tendência, é uma realidade e uma necessidade”, diz Marcella Zambardino, co-CEO da marca.
Toda a nova linha está a venda no site da marca e a partir de outubro estará disponível em algumas pontos de venda físicos parceiros da startup.