25ª edição do São Paulo Boat Show movimenta mais de meio bilhão de reais

Maior evento náutico da América Latina atingiu, em sua edição comemorativa de 25 anos consecutivos, o recorde de mais de 500 barcos vendidos

Foto: Da esquerda para a direita: Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo, Denise Godoy, Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, Heitor Kadri, secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Dr. Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista e do Instituto Marinas do Brasil; Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR, Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, e o vice-almirante Guilherme da Silva Costa, da Marinha do Brasil. Fonte: Grupo Náutica.

 

 

 

 

 

 

A 25ª edição do São Paulo Boat Show se encerrou na última quarta-feira com números grandiosos. Mais de 36 mil pessoas visitaram a feira — um crescimento de 9% em relação a 2021, que teve 123 barcos expostos e cerca de 100 marcas trazendo acessórios, brinquedos náuticos, destinos turísticos, cotas de compartilhamento de embarcações, além de carros de luxo e até um helicóptero. Os números obtidos pela feira superaram as expectativas da organização, com a comercialização de mais de 500 embarcações e geração de mais de R$ 500 milhões em negócios — um aumento de 66% em relação ao ano passado. Foi, de fato, uma edição histórica.

Ao longo de seis dias, entre 23 e 28 de setembro, o público teve a oportunidade de acompanhar as novidades do setor, além de negociar uma variedade de produtos ofertados — que foram desde embarcações de entrada, mais acessíveis, até iates altamente tecnológicos, além de diversos tipos de produtos e serviços náuticos. Os barcos luxuosos chamaram a atenção de celebridades como o empresário e apresentador Roberto Justus; o jornalista, apresentador de televisão e ex-ator, César Filho; o jogador de futebol Diego Ribas, junto de sua família; e Fernando Zor, da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba; que visitaram o evento e foram recebidos pelo diretor do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show, Ernani Paciornik, e Thalita Vicentini, diretora geral da feira.

25ª edição do São Paulo Boat Show, no São Paulo Expo. Fonte: Grupo Náutica.

Além deles, passaram por lá também o ator e velejador Max Fercondini e o jornalista Carlos Nascimento, que contaram suas experiências pessoais com embarcações no 1º Náutica Talks, um circuito de 24 palestras reunindo famosos e grandes nomes do mercado, como Iberê Thenório, do canal no Youtube Manual do Mundo, o casal Michel Icart e Marina Rosa, sucesso no Tik Tok, e Guilherme Kodja, que trouxeram informações e dicas na hora de adquirir uma embarcação, relatos de vivências no mar, temas de serviço e histórias inspiradoras.

O São Paulo Boat Show trouxe também importantes discussões com a realização do 7º Congresso Internacional Náutica. O evento fechado foi idealizado para prefeitos, secretários e agentes do setor que discutiram a retomada da economia e as tendências do turismo náutico, abordando legislações, eventos, infraestrutura, entre outros temas pertinentes. O encontro contou com a participação do Secretário da Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, que, na ocasião, revelou dados de balanço sobre o Programa Novo Rio Pinheiros, lançado em 2019 pelo Governo de São Paulo, e que já conectou mais de 649 mil imóveis ao sistema de tratamento de esgoto, alcançando 1,9 milhão de pessoas, além de ter recolhido mais de 76 mil toneladas de lixo e retirado 746 mil m³ de sedimentos — o equivalente a 30 mil caminhões basculantes, por meio de serviço de desassoreamento.

25ª edição do São Paulo Boat Show, no São Paulo Expo. Fonte: Grupo Náutica.

O evento trouxe ainda o Espaço dos Desejos, que reuniu em primeira mão os bastidores das novidades, luxos e inovações do mercado aspiracional, como a exposição de dois esportivos Aston Martin, um DBS (avaliado em mais de R$ 5 milhões) e um Vantage F1 Edition (de R$ 2,6 milhões), com uma unidade de cada modelo vendida durante a feira; um helicóptero R66 Turbine, além de diversos carros elétricos da Volkswagen, entre eles a ID.Buzz, exibida pela primeira vez no Brasil. Além disso, a 5ª edição dos Destinos Náuticos apresentou as principais regiões turísticas do segmento no país, com oportunidades em Angra dos Reis, Bahia, Bertioga, Ceará, Goiás, Ilhabela, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina e São Paulo.

“Tivemos uma edição muito forte ano passado, proveniente da ascensão por conta da pandemia, mas este ano ainda existia uma incerteza de como seria essa sequência, com o mercado tentando entender o que poderia acontecer. Chegamos aqui e encontramos uma visitação maior do que em 2021, com um grande público entrante, negociando muito mais e as vendas se convertendo. O 25º São Paulo Boat Show foi um divisor de águas, batendo todos os recordes de edições anteriores. Isso evidencia que a feira é uma das principais iniciativas de fomento ao setor náutico brasileiro e mostra que o Brasil tem um potencial enorme para o segmento e que pode ser mais bem explorado”, ressalta Thalita Vicentini, diretora geral do evento.

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica, pioneira e líder absoluta no setor náutico; o Boat Show, com as edições São Paulo Boat Show e Rio Boat Show; a Metalu, uma das maiores construtoras de píeres do mundo; e a Ilha dos Coqueiros, perfeita para comemorações. O Grupo Náutica também se preocupa com as questões sociais e é detentora de ações, como “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, “Por Uma Cidade Navegável”, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do País.

× ANUNCIE